segunda-feira, 25 de junho de 2012

São João da Escola Cônego Deusdedith foi um sucesso


Comemorando as festividades juninas, a Escola Municipal Cônego Deusdedith entrou no clima do forró. Alunos e professores se produziram no estilo "matuto" para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. O início da programação aconteceu com um desfile pelas principais ruas de Vila Urucuba, distrito de Limoeiro. A comunidade saiu para prestigiar e vislumbrar os trajes típicos desta festa tão genuinamente nordestina.

No ritmo do arrasta pé, alunos, professores e pais; adentram na escola que se tornara num grande “arraiá”, com enfeites e apetrechos típicos das festas juninas. Sob os muitos aplausos da comunidade escolar a gestora Lúcia Cipriano deu início à festança, que contou com o desfile do Rei do Milho, Rainha do milho e as Princesas do Milho. A turma do Nivel 1 foi quem deu início a toda brincadeira ao som da canção Lá no meu pé de serra, de Luís Gonzaga, com a orientação da Professora Flávia.

                Quem também fez bonito foi as turmas A e B do Nível 2, que teve as orientadoras Elza Marques e Érica Virgínia. Os alunos colocaram “pra quebrar” na canção do “Velho Lula”: Nem se despediu de mim. Já a professora Benedita ficou responsável pelo 1º Ano A, que entraram no arraiá ao som da canção gonzagiana Cintura Fina.


                Logo após, foi a vez dos alunos do 2º Ano A e B. Sob os cuidados das professoras Pietronila D´Angêla e Michela, eles encantaram ao público dançando uma velha canção de Luís Gonzaga intitulada Piriri. Já o 3º Ano entrou com todo gás e mostrando como se dança forró. A coreografia dirigida pelas professoras Lúcia Nascimento e Givanilda Cavalcante teve como fundo musical a canção A Dança da Peneira. Cordel e coreografia se misturaram com a belíssima apresentação da 4ª Série A. As professoras Fátima e Joelma tiveram bastante trabalho, mas a beleza da apresentação compensou cada gota de suor.

                Como maneira de oportunizar a integração social entre escola e comunidade, o grupo PIM (Programa Idosos em Movimento, tendo a monitora Alexsandra), formado por pais e avós dos alunos, participaram da festança mostrando como se dança uma verdadeira ciranda. O público aplaudiu a bela apresentação da “melhor idade”, mostrando que o ritmo no pé não tem idade.

                Depois foi a vez dos “grandinhos” a Quadrilha do PETI também garantiu um lindo arrasta pé. Logo em seguida uma das grandes atrações entrou no palhoção: a Quadrilha do Cônego Deusdedith – Forrozando nos 100 anos do Gonzagão. Os componentes formado por alunos de 5ª a 8ª Série, garantiu a alegria dos presentes. A coreografia dos professores Thiago Carvalho e Fátima Moura contagiou todo mundo, que ficaram nas palmas e no ritmo do pé.

          Para fechar com chave de ouro toda essa festança do Arraiá da escola Cônego Deusdedith, os presentes ficaram ao som de Índio Show. Aí, foi só cair no ritmo do forró, baião e arrasta pé. O velho Gonzagão se fez presente ao evento em suas canções, nas fantasias, e nos sorrisos dos alunos, mostrando que a Cultura Popular e a Tradição Nordestina se mantém viva nos corações de todos os que fazem esta escola.

            Confira outras fotos:









 












 










sexta-feira, 8 de junho de 2012

Escola Cônego Deusdedith já está no ritmo do Gonzagão


A Escola Cônego Deusdedith já está toda ornamentada e nos últimos preparativos para os festejos juninos. A programação vai contar com danças juninas, casamento de matuto, coroação do Rei e da Rainha, e muito mais! E quem vai garantir o ritmo do nosso arraiá é o cantor Índio Show. O São João da Escola Cônego Deusdedith vai ser bão de mais pessoá. Ocê é o nosso convidado especiá!


Alunos e professores visitam Câmara dos Vereadores de Limoeiro

Alunos assistiram de perto o papel dos vereadores
 No intento de promover a consciência do civismo e cidadania, 60 alunos da 4ª série da Escola Cônego Deusdedith visitaram a Câmara dos Vereadores de Limoeiro, na tarde do dia 27 de março. Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da casa, o vereador José Nilton (PTB) que os conduziram para conhecer as instalações, funcionamento do Poder Legislativo no município e o papel que exerce os parlamentares.

Para o aluno Dayvson Martins o momento foi muito proveitoso, tornando-se uma tarde bem diferente e curiosa. “Nunca tinha vindo a Câmara dos Vereadores, eu só escutava pelo rádio em minha casa. Queria poder ir outras vezes”, disse satisfeito.

O vereador Zé Nilton (centro) preside a sessão extraordinária
  Os estudantes puderam assistir e fazer perguntas na reunião extraordinária, onde viram de perto os tramites legais, e os requerimentos da pauta do dia, além da forma democrática de agir em seus discursos demonstrado pelos os vereadores presentes naquela sessão.
Os presentes escutam a leitura da ata anterior
 Acompanhando os alunos, os professores Fátima Moura e Joelma Barbosa e Antônio Severino, junto com a coordenadora pedagógica Fabiana Moura tiveram uma pequena apresentação sobre as resoluções que são tomadas na Câmara dos Vereadores e a influência dessas ações em nosso cotidiano. Aproveitando o ensejo a professora Fátima sugeriu ao vereador Zé Nilton o levantamento de fatos históricos da Câmara dos Vereadores para que as futuras gerações possam ter acesso a esses dados históricos, afinal é considerada a casa de todo limoeirense.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Meio Ambiente Gestão de sobrevivência


                Um dos grandes problemas que o mundo hoje enfrenta é a questão ambiental. Nossa escola preocupada com essa realidade vem desenvolvendo projetos de conscientização com nosso alunado e comunidade sobre o meio ambiente. Esse projeto tem a intenção de instigar nossos estudantes sobre a problemática de água que abastece a escola e a comunidade, como também o solo e o lixo.

                Através deste projeto esperamos ampliar a realidade, estimulando, assim um caminhar em direção a melhoria da qualidade de vida, bem como, nossa interferência no meio ambiente. Confira algumas fotos do projeto:

Alunos percorreram a comunidade em busca de material reciclado

Professores auxiliaram os alunos em suas buscas

Gestora Lúcia Cipriano dá as boas vindas aos alunos e inicia a Gincana "Educação Ambiental"

Alunos, professores e comunidade atentos ao documentário: A influência dos Povos Indígenas e Afro-brasileiros em Vila Urucuba. O documentário também foi totalmente produzido pela escola.

Nos trabalhos e tarefas, os alunos especiais também tiveram sua vez!

Peças teatrias também fizeram parte das tarefas apresentadas pelos alunos

O sentimento de preservação ambiental foi sempre lembrado nas apresentações

Muitos alunos capricharam nas roupas temáticas

A gincana também contou com produções de textos e paródias

Os alunos transformaram o "lixo" em diversos tipos de brinquedos, como casinhas, vai e vém, carrinhos e muitos outros

Professora Pietronila explica aos avaliadores como funciona o brinquedo educativo criado pelo aluno

Um das apresentações mais aguardadas pelos alunos foi o desfile da Miss Rainha da Sucata

Diversos alunos soltaram a imaginação e mostraram que é possível fazer arte com o "lixo"

Garrafas de refrigerante e Cds que era jogado no lixo se transformaram em brinquedos criados pelos alunos