segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cônego vivencia o projeto Família na Escola


No dia 22 de fevereiro, pais, alunos, professores e toda a equipe gestora da Escola Municipal Cônego Deusdedith, situada em Vila Urucuba, reuniram-se para comemorar o dia da Família na Escola. A gestora da unidade de ensino Lúcia Cipriano fez a abertura dos trabalhos dando boas vindas aos presentes. Em seguida, o estudante Cassiano, aluno do 4º ano, e educandos do 3º ano executaram, respectivamente, o Hino Nacional brasileiro e o Hino da escola.


Prosseguindo com o encontro, a gestora Lúcia deu continuidade à atividade falando sobre os valores Cristãos na família e convocou os pais para acompanharem a vida escolar dos filhos. Ela ainda alertou aos pais para sempre procurarem dialogar com as instâncias administrativas da instituição e busquem se inteirar a respeito da nota atribuída a escola pelo Ministério da Educação, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O indicador é medido a cada dois anos e busca mensurar a qualidade de cada rede de ensino. As notas e metas alcançadas no último IDEB pela escola foram apresentadas.

Logo após, alunos da 5ª a 8ª séries junto com o professor Erivaldo Carvalho cantaram a música “Oração pela Família” - autoria de Padre Zezinho, a qual emocionou a todos. Já a aluna Milena (4º ano), alunos do 3º ano e professora Pietronila Albanez (Chuca) seguiram com orações e cantaram a canção “Oração de São Francisco”. Como forma de respeitar a diversidade religiosa da comunidade, a escola abriu espaço para a aluna Jayana (4º ano), dedicando o momento a Deus, cantando um hino da Harpa Cristã denominada “O culto hoje vai ser maravilhoso”.



Já a professora Socorro marcou presença no encontro por meio da leitura de um texto sobre a família. Quem também teve sua oportunidade foi a bibliotecária Eliane, a qual exibiu e comentou frases sobre a família mostradas através do data show. Após estas atividades foi a vez do palestrante convidado Irmão Benedito, que usou da palavra para externar sobre “O papel da família na educação dos filhos.”

No encontro, os pais tiveram vez e voz. Edinaldo Paes, pai e ex-aluno da escola, expôs toda sua satisfação e o carinho que tem pela instituição e pelo bom momento que a escola tem vivenciado. Já para Alcione, que além de mãe faz parte do conselho de pais da escola, falou sobre a alegria e satisfação que a comunidade tem em saber das grandes conquistas da escola e alunos angariaram nos últimos anos. Outra mãe que usou da palavra foi Rosiene. Ela aproveitou para informar a todos os pais presentes sobre a importância de conhecer o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.


Encerrados os depoimentos, a gestora Lúcia Cipriano agradeceu a presença de todos ao som da canção “Faz um Milagre em mim” de Regis Danese. No final todos se confraternizaram com um pequeno lanche oferecido pela escola.



















segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Carnaval 2013 - Bloco Carnaúba



No dia 08 de fevereiro, integrantes da Escola Municipal Cônego Deusdedith festejaram com muita folia e frevo no pé o Carnaval. A escola ganhou às ruas com o Bloco carnavalesco Carnaúba, o qual já está em seu quinto ano. A folia teve início às oito horas da manhã e contou com a animação do carro de som de Augusto Som Publicidade e do folguedo Boi Barão, que exibiu toda cultura popular através dos seus caboclinhos que o acompanha em suas apresentações.


 Trajando fantasias e diversos adereços, alunos, pais e professores percorreram as principais ruas de Vila Urucuba. Os estudantes portadores de necessidades especiais também participaram da festa como forma de promover, mais uma vez, a inclusão social nas atividades realizadas pela escola.
O professor Erivaldo Carvalho animou a carreata que atraiu a atenção de toda a comunidade por onde passava. O frevo, ritmo pernambucano que agora foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, foi o ritmo principal da festença.


A folia serviu ainda para colocar em prática ações do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola que, em uma de suas cláusulas, prevê a oferta de momentos prazerosos para os alunos portadores de necessidades especiais e a vivência das principais datas comemorativas do ano letivo.


Os integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também participaram da festa promovida pela instituição. Os alunos do Ensino Infantil a oitava série – Ensino Fundamental (anos Finais) mostraram-se satisfeitos com o festejo. Dona Helena, conselheira da unidade de ensino e mãe da aluna Jaqueline, participou da festa. “A escola tem que se integrar a comunidade e a comunidade colaborar de forma mais ativa com os festejos e atividades promovidas pela escola, a fim de cultivar um ambiente de mais harmonia e comprometimento”, disse Helena.



A participação dos professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e de toda a equipe gestora garantiram o sucesso do evento. Além de mostrar que todos tem o frevo no pé. No final, todos se despediram do carnaval com aquele gostinho de “é bom demais”!









segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Início das Aulas!


“Sejam muito bem vindos”, com essas palavras a gestora Lúcia Cipriano recebeu a todos os alunos e pais, no retorno às aulas. Os alunos acompanhados com seus pais e professores se dirigiram ao pátio para receberem algumas informações pertinentes ao ano letivo que se inicia. Para muitos deles era visível a grande expectativa nos olhos, já em outros a ansiedade, pois é a primeira vez que frequenta uma escola.

E antes de iniciar as aulas todos entoaram o hino da escola e o hino nacional, emocionando aos presentes. Para Lúcia esta é mais uma oportunidade de crescimento cívico. “A escola é um lugar onde podemos solidificar os nossos sonhos. É através da educação que podemos mudar a vida da nossa comunidade e a nossa própria vida. Por isso, o meu papel alem de gestora é de fomentar a criatividade, o bom desempenho e o espírito de fraternidade entre todos que fazem a escola Cônego Deusdedith”, disse orgulhosa a gestora.

Uma das novidades na infraestrutura da escola é a utilização de novas bancas em alumínio substituindo as antigas carteiras de madeira. Essa conquista é reflexo do grande resultado da escola no IDEB, em 2012. Os alunos e professores poderão ter mais conforto em sala de aula. “A chegada das novas bancas irá proporcionar mais comodidade ao estudante. E muito em breve todas as salas estarão com a mobília nova. Por enquanto, já acomodados os alunos do Ensino Infantil. São ações como essas que a Secretaria de Educação de Limoeiro demonstra sensibilidade com as nossas reivindicações. Desejo a todos um ano letivo muito proveitoso”, finalizou Lúcia.

Conheça o Hino Oficial da Escola Municipal Cônego Deusdedith

Escola Cônego Deusdedith é municipal
Juventude para sempre,
De alegria sem igual
Caminhamos destemidos
Avante entusiasmados
Somos certos da vitória
Como marco na História

Refrão
Trabalhar é elevar
Educar é libertar (bis)


Nosso viver é tão lindo
Como a flor que Deus plantou
E em nosso dia a dia
Reina a paz e o amor,
Esperança se renova
Na juventude viril
Desta Escola amada
Esperança do Brasil


Letra de Antônia Alves Calumby

Cronograma de Atividades do 1º Semestre de 2013



Fevereiro
01 – Reunião com todos os funcionários da Escola
08 – Carnaval da Escola
22 – Encontro Família na Escola
26 – Encontro Pedagógico do 1º ao 5º / Educação Infantil
27 – Encontro Pedagógico do 6º ao 9º anos

Março
08 – Palestra sobre o dia Internacional da Mulher
27 –Via Sacra

Abril
01 – Páscoa na Escola
01 a 05 – Projeto da Emancipação Política de Limoeiro
09 – Encontro Pedagógico do 6º ao 9º anos
11 – Encontro Pedagógico do 1º ao 5º / Educação Infantil
12 – Simulado para os alunos do 4º ano a 8ª série
16 a 22 – Recuperação Paralela da 1ª Unidade
23 – Oficina de Cordel
24 – Primeira apresentação do Projeto de Leitura (Todas as séries)
25 – Conselho de Classe
30 – Reunião Pais e Mestres

Maio
09 – Festa do Dia das Mães

Junho
06 – Encontro Pedagógico da 5ª a 8ª série
07 – Encontro Pedagógico do 1º ao 5º / Educação Infantil
07 – Provão (Simulado) da 5ª a 8ª série
10 – Provão (Simulado) do 4º ano
10 a 17 – Recuperação da 2ª Unidade para os alunos do 1º ano ao 4º ano e dos alunos da 5ª a 8ª série
14 – Festa de São João da escola
21 – Comemorações Junina da Educação Infantil