segunda-feira, 25 de junho de 2012

São João da Escola Cônego Deusdedith foi um sucesso


Comemorando as festividades juninas, a Escola Municipal Cônego Deusdedith entrou no clima do forró. Alunos e professores se produziram no estilo "matuto" para homenagear o centenário de Luiz Gonzaga. O início da programação aconteceu com um desfile pelas principais ruas de Vila Urucuba, distrito de Limoeiro. A comunidade saiu para prestigiar e vislumbrar os trajes típicos desta festa tão genuinamente nordestina.

No ritmo do arrasta pé, alunos, professores e pais; adentram na escola que se tornara num grande “arraiá”, com enfeites e apetrechos típicos das festas juninas. Sob os muitos aplausos da comunidade escolar a gestora Lúcia Cipriano deu início à festança, que contou com o desfile do Rei do Milho, Rainha do milho e as Princesas do Milho. A turma do Nivel 1 foi quem deu início a toda brincadeira ao som da canção Lá no meu pé de serra, de Luís Gonzaga, com a orientação da Professora Flávia.

                Quem também fez bonito foi as turmas A e B do Nível 2, que teve as orientadoras Elza Marques e Érica Virgínia. Os alunos colocaram “pra quebrar” na canção do “Velho Lula”: Nem se despediu de mim. Já a professora Benedita ficou responsável pelo 1º Ano A, que entraram no arraiá ao som da canção gonzagiana Cintura Fina.


                Logo após, foi a vez dos alunos do 2º Ano A e B. Sob os cuidados das professoras Pietronila D´Angêla e Michela, eles encantaram ao público dançando uma velha canção de Luís Gonzaga intitulada Piriri. Já o 3º Ano entrou com todo gás e mostrando como se dança forró. A coreografia dirigida pelas professoras Lúcia Nascimento e Givanilda Cavalcante teve como fundo musical a canção A Dança da Peneira. Cordel e coreografia se misturaram com a belíssima apresentação da 4ª Série A. As professoras Fátima e Joelma tiveram bastante trabalho, mas a beleza da apresentação compensou cada gota de suor.

                Como maneira de oportunizar a integração social entre escola e comunidade, o grupo PIM (Programa Idosos em Movimento, tendo a monitora Alexsandra), formado por pais e avós dos alunos, participaram da festança mostrando como se dança uma verdadeira ciranda. O público aplaudiu a bela apresentação da “melhor idade”, mostrando que o ritmo no pé não tem idade.

                Depois foi a vez dos “grandinhos” a Quadrilha do PETI também garantiu um lindo arrasta pé. Logo em seguida uma das grandes atrações entrou no palhoção: a Quadrilha do Cônego Deusdedith – Forrozando nos 100 anos do Gonzagão. Os componentes formado por alunos de 5ª a 8ª Série, garantiu a alegria dos presentes. A coreografia dos professores Thiago Carvalho e Fátima Moura contagiou todo mundo, que ficaram nas palmas e no ritmo do pé.

          Para fechar com chave de ouro toda essa festança do Arraiá da escola Cônego Deusdedith, os presentes ficaram ao som de Índio Show. Aí, foi só cair no ritmo do forró, baião e arrasta pé. O velho Gonzagão se fez presente ao evento em suas canções, nas fantasias, e nos sorrisos dos alunos, mostrando que a Cultura Popular e a Tradição Nordestina se mantém viva nos corações de todos os que fazem esta escola.

            Confira outras fotos: